Coordenador : Marcia Oliveira Moraes
Ano: 2023
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2023
Protocolo: 391313.2206.48829.13032023
Departamento/Setor: GSI
Área Temática : Educação
Tipo: Cursos
Publico Alvo : 30 vagas para professores da rede municipal de educação de Niterói; 15 vagas para estudantes da graduação da UFF, preferencialmente da Psicologia. 20 vagas para alunos apoiadores que acompanham estudantes com deficiência na UFF. 20 vagas para comunidade em geral, grupos e ativistas no campo da deficiência.
Objetivo
- atuar na formação de docentes da rede municipal de educação de niterói; - criar um Fórum Permanente de partilha de experiências no campo da deficiência e da inclusão; - atuar na formação dos graduandos da UFF, preferencialmente da Psicologia, através das discussões levadas adiante no curso de extensão; - atuar na formação continuada da comunidade em geral, interessada no tema da deficiência; - discutir e analisar os temas da inclusão à luz das perspectivas do modelo social e feminista da deficiência. A metodologia das aulas será levada adiante na forma de um espaço de estudos e de partilhas de experiências. A interação é o fio condutor do processo formativo em sala de aula. Um conjunto de textos sobre deficiência estará sendo debatido e analisado a cada encontro. Além de textos, outros recursos poderão ser utilizados como filmes, podcasts e outros, sempre levando em conta a questão da acessibilidade do material.
Resumo
Fórum Permanente de Estudos da Deficiência Docente responsável: Marcia Moraes Professora Titular do Departamento de Psicologia da Universidade Federal Fluminense Coordenadora do Programa de Extensão: Ver e não ver: corpo e subjetividade entre pessoas cegas e com baixa visão (cadastrado no Sigproj) Docente Permanente do Programa de Pós-graduação em Psicologia da UFF Contato: marciamoraes@id.uff.br Ementa: A noção de deficiência: perspectiva histórica. Movimento social da deficiência no Brasil. Distinções entre modelo social e o modelo biomédico de deficiência. A perspectiva feminista nos estudos da deficiência. Políticas públicas e modos de intervir no campo da deficiência. Inclusão e políticas da diferença. Deficiência, raça e classe: análises intereseccionais. Perspectivas teórico-práticas contemporâneas nos estudos da deficiência. A proposta é oferecer cursos de formação na área da deficiência. É também constituir um fórum permanente para a formação nesta área.